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Arquivo de Setembro, 2007

21 de Setembro de 2007 - 19:00

:. A Parte do Olho.:


Era a avó da Bá e da Ná que dizia: ‘O olho quer sua parte’.

Como se reivindicasse um direito, nossos olhos buscam beleza nas coisas.
Verdade. Assim como os ouvidos perseguem a melodia nos sons, e o paladar a harmonia nos sabores, o olhar tende a perseguir o belo.

Olhando por esse ângulo fica mais fácil compreender por que afinal a beleza, ou harmonia da imagem, ocupa um posto tão significativo em nossas vidas.

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Ah, a beleza…
- É um negócio danado… (assim diz meu pai quando quer se referir a algo muito curioso, ou sem explicação).
É mesmo incrível o poder de persuasão da beleza, estética, harmonia ou ‘visual’ das coisas - e pessoas.

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No inicio da adolescência, quando era fã do Roxette, me esforçava para compreender a letra da musica ‘She’s got the look’.
Cheia de metáforas mirabolantes, a música compara ‘Ela’ (who’s got the look) à coisas fabulosas, como ao sabor de uma gota de chuva (!); e à força de um martelo - num esforço para descrever a potencia do visual.
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- Assim como se tentou na música, o enigma da atração pela beleza tende a se esclarecer quando o atrelamos ao fenômeno dos sentidos:
Fica mais simples se pensarmos que cada um de nossos sentidos irá sempre ‘reinvindicar’ sua parte…como forma de exercitar seu potencial.

(É como se diante da beleza os olhos dessem uma festa, dizendo é isso que eu mereço!)

Me diga:
É ou não é comum nos encantarmos pela melodia de uma música, mesmo sem saber bulhufas do que diz a letra?
(É que o ouvido quer saber da sua parte).
E vai entender a gente (aí me incluo) que é louca por bucho - Troço feio e mal cheiroso, mas vamos concordar, delicioso…
(O paladar também quer saber da sua parte).
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Falando sobre ‘a parte do olho’, percebi que nos últimos dias, ou desde que abri o escritório, boa parte da minha atenção, devo confessar, foi para o visual.
Não posso negar: meu olho é festeiro e muito exigente.
Ele quer ’sua parte’ sempre grande, e satisfaze-lo (sem gastar a mais) requer habilidade.
É… Pessoas sensíveis (e festeiras), como yo, tendem a ’sofrer’ daquela história do Pequeno Príncipe que diz que nos tornamos eternamente responsáveis por aquilo que cativamos – ou, em se tratando de sentidos, estimulamos.
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Enfim, dependendo do quão estimulados são ou foram seus sentidos, mais exigentes eles serão na busca involuntária da própria satisfação.

Compreenda e tire proveito disso que é um negócio danado da natureza!
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* (Não deixe de ler na Revista Veja desta semana (26/09/07) a matéria sobre A nova ciência do cérebro - A Neuroestética. Além de super interessante, a matéria confirma que ao reconhcer o Belo, o cortex orbitofrontal medial processa estímulos que representam uma recompensa; e confirma também a tese sobre a importância do estimulo).

Nota: Achei ainda mais incrivel a matéria por que esta peça foi publicada aqui noProvadoR na sexta-feira dia 21/09, logo depois do almoço em que a Ná me contou sobre a sábia frase de sua avó, e a Revista, que chegou aqui ontem, trouxe o mesmo tema sob a ótica cientifica da coisanegócio danado…
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mariaSanz.



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7 de Setembro de 2007 - 18:52

:. levantar âncora .:


Dizem que um barco está seguro no porto.
- Mas não foi construído para isso.

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Sentada pela primeira vez, na mesa do meu primeiro escritório-estudio, sinto o frio na barriga típico daquele que acabou de desatar o complicado que unia o barco à terra firme e deu com as mãos o primeiro impulso mar adentro.
…uma sensação inebriante como uma paixão e assustadora na medida em que toda nova aventura deve ser.

Sim, acabo de fazer a mudança do escritório que tinha em casa para uma linda salinha, no lugar que sempre sonhei.

Trabalhar em casa tem um lado delicioso, que é poder ficar de chinelos com a cara amassada, mas tem também a dificuldade de não deixar as coisas se misturarem – trabalhar em casa também pode significar morar no trabalho

Mas, se é para falar de razões, vou logo mencionar a maior e melhor: Nada pode ser mais desejável para uma Produtora-Stylist do que ter seu próprio escritório-estúdio.

Ops – Como esta é uma profissão relativamente nova, antes que perguntem, como fez a vovó, o que faz uma stylist, vou explicar como funciona este dobrado:
- Stylist é o profissional que conhece bem a história da moda e do estilo, tem um bom treino do olhar e sabe criar conceitos a partir de imagens. Ele pode definir a forma e a substancia de um desfile, catálogo ou editorial de moda.
Já a função do Produtor de moda, na prática, é basicamente tornar possível o que foi previamente idealizado.

Viu! Só que agora, ao invés de ter que correr atrás de estúdio e da melhor atmosfera para trabalhar, como fiz nos últimos anos, criei coragem para ter um próprio.

…Ok, imagino que você pode estar pensando que não há o que temer, que este impulso mar adentro é mesmo muito natural. Mas o fato é que quando chega sua hora, não tem jeito, dá o tal frio na barriga.

- Pois bem, agora o negócio é remar e esperar que o vento sopre a favor de noProvadoR! - Ah, ainda não contei né!? O escritório-estudio, assim como este (por mim amado) blog que vos fala, também se chama noProvadoR - e fica em Vitória, ES, na Joaquim Lírio, #8.

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Portanto, partindo com a missão de ser uma Produtora Criativa que ofereça os serviços de Styling Profissional; Maquiagem para produção de imagem; Estúdio fotográfico e Consultoria para elaboração de conceitos de estilo e moda. – espero um dia poder navegar com destreza nas águas do alto-mar.

mariaSanz.



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