Bem vindo ao noProvadoR.com

Este blog foi criado para tirar dos cabides pensamentos que devem ser experimentados. Não tenha receio de entrar neste ProvadoR que se propõe a ser amplo e livre de preconceitos. Entre. Prove. E fique à vontade para Levar o que quiser.
 

Arquivo de Setembro, 2008

30 de Setembro de 2008 - 1:00

L.a.B.


*se for viajar..

lab london

A passarela de asfalto é um engordurado laboratório fashion.
Potencializado nas capitais da nata da moda orgulhosa, as in Milano, SP, Paris e Londres, o produto deste laboratório muito comumente requer a lente refinada do olhar hunter de quem persegue o que é cool.

Ora, nesses centros, a moda se impõe escandalosa, berrada e repetida a cada esquina, confundindo desavisados e instigando todos.

Viver numa capital da moda é relacionar-se obrigatoriamente com ela – seja através do diálogo obediente fashion-in, ou da discussão rebelde anti-fashion, que é, seja dito de passagem, um dos produtos mais interessantes deste laboratório.

Sim, rejeitar o novo, ser démodé, ou procurar manter-se sempre numa mesma tipologia, é comunicar que segue as regras da anti-moda – braço direito da moda, que lhe absorve até o caroço, para depois relançá-la nas passarelas.

É exatamente essa relação imperativa e próxima entre moda e habitantes, que faz desses lugares verdadeiros campos experimentais, de possibilidades infinitas e luz para todos. Ali, onde a física mistura trend-setters a pegajosos equívocos trash, para se tirar proveito da experiência, é preciso aplicar a química do olhar.

Na temporada que passei estudando styling na Saint Martins, em Londres, devo dizer que aproveitei muito o mix feroz de rebeldia e estilo, para exercitar com vigor esse filtro do olhar.

Me lembro, por exemplo, da primeira impressão que tive com a infestação do Ray-Ban Wayfarer, o novo-velho óculos queridinho dos fashionistas, e também de ir aos poucos enjoando, enjoando, até passar mal. (Sim, vê-lo em absolutamente todos os rostos transeuntes de Londres fui mais que suficiente para atiçar as náuseas).

Então, se a rua é laboratório, somos, por vocação, experimentos - sujeitos ativos e reativos, fortes o bastante para transformar a moda - seu principal produto final.

Maria Sanz Martins.



comentários (6)  
8 de Setembro de 2008 - 23:25

Um Porquê


Olha, na verdade não sei bem por que ando neste meu ‘momento-questionamento’, mas se é pra encontrar alguma razão de ser, então, noProvadoR vem agora falar do seu próprio porquê:

moi

Sabe lá (pourquoi), desde cedo aprendi que conhecer a si próprio é, em algum sentido, evoluir. E que auto-conhecimento sempre se transformava em autoconfiança. Aí, com a curiosidade de um macaco, parti em busca desse saber, diria, evolutivo.

Foi assim que conheci a psicanálise, que, em grosseiras palavras, equivale a atribuir hora e valor exato para o exercício da auto-reflexão – ou melhor, é um encontro consigo para dizer o não dito (e, enfim, sabê-lo).

Não pense que é fácil, ou confortável, inventar maneiras para dizer o que é impossível ser dito. Impossível porque quem o sabe (ainda) não é você. É, na verdade, o malfadado inconsciente quem irá dizer. (Faça um teste: pergunte, questione, futuque (seu incosciente) e ele trará as descobertas, um universo delas).

Tanta efervescência tinha que sair por algum lugar (!)
Assim, a vontade de escrever começou a me brotar dos poros e quando fui ver já estava publicando na Internet alguns pensamentos, uns coerentes, outros prá lá de contraditórios..
Mas quando tudo começou, eu queria mesmo era falar do assunto que sempre foi minha paixão e que hoje é também meu ganha-pão - a moda.

Mas meu interesse pela moda nada tinha a ver com tecidos, botões, tendências ou estilistas. Na verdade, desde pequena, o que me atraia na moda era a potencial vontade que eu sentia em desafiar seu potencial autoritário.

Escrevi o primeiro texto sem saber para onde ía e descobri que o escritor mexicano, Octavio Paz, estava mesmo certo ao dizer que quando a gente vai escrever, não sabe ainda o que vai dizer. Escrevemos, portanto, para dizer o não dito, e para, enfim, conhecê-lo. – (de novo, acho que vem tudo do mesmo buraco inconsciente que tem na gente..)

Escrevia pensando nisso e descobria aquilo(!) – (Ficava doida!) Comecei a achar que poderia ir adiante e dar um nome àquilo.

Então, há mais de dois anos atrás, munida de vontade, mas sem qualquer intimidade com a Internet, fui como num susto até o ‘provedor mais próximo’ e me cadastrei. Pronto, dali em diante, aquele canal com o mundo, e com ninguém ao mesmo tempo, existia e dependia de mim para sobreviver.

Foi assim que nasceu este blog que batizei noProvadoR.

Hoje, a serviço de mim mesma, sigo criando e me submetendo à experiência de descobrir e questionar o que afinal há por trás do exercício cotidiano de se vestir, se enfeitar, se perder e se encontrar.

moi_noProvadoR

- Ah, sim! Além de tentar entender o que essa expressão inconsciente quer nos dizer, eu também escrevo aqui para me comunicar com VOCê!

Maria Sanz Martins.



comentários (17)  
1 de Setembro de 2008 - 8:37

*VFS


Enfim!
Estréia hoje e vai até quinta-feira a primeira semana de moda capixaba! O Vitória Fashion Show será realizado no Centro de Convenções e tem foco no envolvimento e fortalecimento de toda a cadeia produtiva do estado. Além dos desfiles, os convidados e visitantes do evento poderão conferir as novidades que serão apresentadas em 30 estandes destinados à indústria têxtil e confeccionista, bem como palestras, seminários e oficinas.

vfs

* Confira o Calendário:

*01/09, Hoje:*

19:00 - Solenidade de abertura.

*02/09, Amanhã:*

9h às 12h – Oficina“Planejamento de coleção de moda” – com Cíntia Ribeiro, Professora do curso de moda do Senac SP.

13h às 16h – Oficina – “Comunicação e Moda” – com Luciane Robic, Diretora de Marketing do IBMODA.

14h às 15:30 – Seminário“A moda brasileira e a globalização”, Palestrante Fernando Pimentel, Diretor Superintendente da ABIT.

16h às 17:30 – Seminário – “O mercado do Jeans wear”, Palestrante Ricardo Batista, Diretor da One by One de Portugal.

18h – Desfile Sebrae com as marcas Exatta, Dona Linda, Design e Apologya.
19:30h – Desfile Konyk
20:30h – Desfile Cobra D’água.

*03/09, Quarta-feira:*

9h às 12h – Oficina “Varejo de Moda: gestão de loja e melhoria de resultados”, com André Robic, Diretor executivo do IBMODA.

13h às 16h – Oficina “O design de moda – Evolução e Tendências”, com Bia Kawasaki, Consultora de Moda e personal stylist.

14h às 15:30h – Palestra – “A influencia da tv na moda brasileira”, Palestrante Marília Carneiro, Figurinista da Rede Globo.

16h às 17:30h – Palestra- “Moda e Sustentabilidade: as novas fibras e tecidos”, Palestrante Flávio Sabra, Coordenador do curso de tecnologia em modelagem do Senai/Cetiqt

18h – Desfile Ivan Aguilar
19:30h – Desfile Poltex
20:30 – Desfile Missbella

*04/09 Quinta-feira:*

9h às 12h – Oficina – “Como desenvolver uma nova marca”, com Rita Wainer, Estilista.

13h às 16h – Oficina“Como implementar uma equipe de vendas em todo Brasil”, com Marcos Carvalho, Economista, especialista em treinamentos de venda e marketing.

14h às 15:30h – Mesa Redonda – “Os desafios da moda capixaba

16h às 17:30h – Palestra“Inovação na promoção comercial internacional” – Palestrante Marco Aurélio Lobo Junior, gestor de projetos do grupo de moda APEX-Brasil

18h – Desfile UVV – novos talentos.
19:30 – Desfile All Jarreau
20:30 – Desfile Lei Básica.

* Estandes:
Aff! Jeans; Exatta; Donna Linda; Amábilis; All Jarreau; Ravely; Cobra D’água; Presidium; Magia do Mar; Márcia Solano; Missbella; Lei Básica; Cocktail; Konyk; Design surf wear; Cherne; Poltex; Rotta Club; Surreal; Di Ferolla; Amphilóquio Moreno; Apologya e Altero Moda.

vfs

* As fotos são do editorial que nós da Revista.AG produzimos especialmente para ilustrar a matéria sobre o Vitória Fashion Show.

Os interessados em participar das oficinas, seminários e palestras poderão se inscrever no site VFS. A prioridade será para estudantes de moda, lojistas e profissionais da área. Ah, somente os credenciados terão acesso a área de exposição das marcas, e a sala de desfiles é restrita aos convidados das marcas.

Beijo, boa semana fashion e até lá!

Maria Sanz Martins.



comentários (7)